terça-feira, 10 de maio de 2011
Criatividade na rede: Senac Connect.
Saiu no Brainstorm uma matéria Super bacana sobre o Senac Connect, que fez em Parceria com a DPZ para produzir uma campanha do vestibular bem atípica: Uma rede dentro do facebook onde todo mundo pode compartilhar informações sobre os cursos como Administração e Negócios, Comunicação e Artes, Design e Arquitetura, Meio Ambiente, Moda, Saúde e Bem-Estar, Tecnologia da Informação, Turismo, Hotelaria e Gastronomia.
Mais interessante ainda foi que o Senac chamou João Brasil para produzir Machup com as sugestões dos internautas na fan-page do Senac.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã
O crescimento vertiginoso do Facebook no Brasil trouxe mais uma sigla para os relatórios dos marketeiros digitais de plantão, o CPF ou Custo Por Fã. Temos discutido com frequencia nas aulas dos cursos de gerentes de mídias sociais da Ecommerce School, o quanto a aquisição de fãs através de anúncios pagos no Facebook tem se mostrado uma estratégia interessante para as empresas, uma vez que depois que a pessoa clica no botão “Curtir” da página de fãs da empresa, passa a visualizar em seu mural, todas as postagens feitas pela empresa.
O cálculo do CPA é feito tendo por base o número de fãs adquiridos (FA) dividido pelo valor investido na campanha (VI), sendo:
CPF = FA ÷ VI
O CPF pode se tornar em breve um concorrente para o CPA, que é o Custo Por Aquisição. Como o CPA pode ser aquisição de vendas ou mailings, nesse artigo vou relacionar o CPA apenas à aquisição de mailing para a empresa, explico o porquê:
Quando investimos no CPA para aquisição de mailing de clientes, criamos uma base de e-mails que será posteriormente usada para receber disparos de peças em HTML com ofertas da empresa. Para se comunicar com essa base, a empresa terá que fazer disparos frequentes e relevantes. Disparos frequentes vão demandar investimentos numa boa ferramenta de disparos de e-mails, ou seja há custos envolvidos. Criação de conteúdos relevantes também vai demandar tempo de redação e design, o que também envolve custos. Sendo assim, o Custo da Aquisição de mailing lists, não acaba quando adquirimos o email de alguém, esse custo perdura a cada campanha de e-mail marketing disparada.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Pesquisa revela audiência dos blogs no Brasil em 2011
A boo-box fez uma pesquisa para medir características de idade, sexo, escolaridade, localização da audiência, etc, dos blogs brasileiros. Trata-se de uma análise do comportamento de 34 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2011. As informações desta pesquisa ajudam produtores de conteúdo, publicitários, marketeiros, empresários e demais profissionais que trabalham com mídia no Brasil.
Interessante que Entretenimento, tecnologia e esporte são os principais interesses da audiência de blogs no Brasil, juntos estes temas foram responsáveis por 96% da visitação no primeiro trimestre de 2011. Os outros temas monitorados – Moda, Cultura, Automotivos, Gastronomia e Negócios – são também bastante relevantes numericamente, com quase 84 milhões de visitas e alto poder de influenciar a audiência que busca por estes assuntos. Para ver a pesquisa completa clique aqui.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Aplicativo para você encontrar o par musical perfeito!
Vocês ja viram quem legal? Criaram um site cupido, o Tastebuds, que vai te levar a encontrar pessoas com o mesmo gosto musical. Você é o que você ouve!
Entçao, agora você encontra amigos, ou o par ideal, através dessa nova ferramenta de entretenimento social.
O Tastebuds é muito fácil de usar, entre no site e digite o nome de no mínimo três bandas favoritas, seu país e prontinho! Teste aí que você terá surpresas super bacanas!
Entçao, agora você encontra amigos, ou o par ideal, através dessa nova ferramenta de entretenimento social.
O Tastebuds é muito fácil de usar, entre no site e digite o nome de no mínimo três bandas favoritas, seu país e prontinho! Teste aí que você terá surpresas super bacanas!
segunda-feira, 11 de abril de 2011
A Evolução do celular
Este video foi feito pela Vodafone, uma das empresas de telefonia mais famosas do mundo. Trata-se de um vídeo com projeções em 3D e que mostra a evolução do celular, desde quando era um mero tijolão da Motorola até o atual Android. Veja que bacana:
terça-feira, 5 de abril de 2011
SMS Marketing lidera nas pesquisas como o mais eficaz do mobile mkt.
A 7ª edição do Monitor Acision de Valor Agregado Móvel divulgou nesta terça - feira, 05, que o SMS ainda é a plataforma preferida e mais eficaz na comunicação móvel com os consumidores.
Nos últimos três meses 88% dos brasileiros usaram o serviço. Em torno de 79,1% dos entrevistados estão dispostos a receber mensagens em seus celulares.
Os consumidores (54%) se interessam por descontos em roupas e eventos. Porém, ainda prevalece as mensagens de mobile marketing de produtos e serviços de companhias de telefonia (34,7%).
A pesquisa ouviu 1.206 consumidores brasileiros, entre 18 e 65 anos, em fevereiro deste ano.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Pepsi frustrou-se com as mídias sociais.
No Brainstorm Cris Dias relatou sobre a campanha que a Pepsi fez em mídias sociais e que ficou decepcionada com o retorno. Investiu uma grana bem alta, talvez a maior da história das mídias sociais, e não conseguiu subir suas vendas. O problema é que a Pepsi abandonou totalmente a mídia tradicional, talvez por isso o fracasso.
Acontece que está todo mundo empolgado com as mídias sociais e esquecem que na verdade ela é mais um meio para a publicidade somar no seu mix de mídias.
Empresas grandes como a Pepsi não podem, nem devem, deixar a mídia tradicional de lado para substituir apenas pelas mídias sociais. A comunicação integrada deve sempre existir. Será que a Pepsi não teve a coragem de fazer uma pesquisa de mercado com seus consumidores para ter errado tanto desse jeitoVeja na íntegra no Brainstorm.
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