segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arquivo Entrevistas

Profissional de Marketing, Dornélio da Silva e Diretor Aministrativo da empresa Doxa Pesquisa e Comunicação implantará em agosto pesquisa através de GPS, que promete encurtar o tempo de entrega dos resultados, isto é, a coleta de dados será feita em programa específico no GPS e transmitido on line para a central da Doxa.




1. Olá Dornélio, você é conhecido no mercado paraense pelas pesquisas que realiza, de mercado e políticas. A Doxa Pesquisa e Comunicação é a nova empresa que estás inserindo no mercado, o que ela tem de novidade?

R: Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos no mercado de pesquisa de opinião no Estado do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, resolvemos, com a Doxa Pesquisa e Comunicação, agregar outros produtos para melhor atender aos nossos clientes. Além da pesquisa quantitativa e qualitativa, a Doxa tornou-se fraqueada da empresa 2call Telecom (SP) que introduz no mercado paraense novos instrumentos de marketing: pesquisa instantânea através de telefones fixos e celulares, mensagens de voz para consumidores em grande escala e a mídia no telefone celular através do dispositivo bluetooth dos celulares, onde podem ser enviados vídeos, áudios, etc. É mais um veículo que os empresários paraenses terão para vender seus produtos diretamente ao consumidor final.

2. Sabemos que a pesquisa é um serviço importante para qualquer empresa, o que está faltando para os empresários paraenses perceberem a importância dela em qualquer negócio?

R: Os empresários paraenses já perceberam a importância, o que falta é incluir em seu planejamento de marketing a pesquisa, falta ao empresariado olhar a pesquisa não como custo para a empresa, mas como investimento, tendo em vista que através da pesquisa ele poderá conhecer melhor o mercado, conhecer melhor seus consumidores e concorrentes e, assim, poder fazer seu negócio crescer com segurança, tendo o retorno necessário em pouco tempo.

3. Como a pesquisa vem inserida na empresa Doxa, existem novidades além da pesquisa tradicional?

R: Sim, além da pesquisa de diagnóstico, da pesquisa de opinião, temos, através da parceria com a 2call, a pesquisa instantânea em que o empresário pode medir em tempo real o impacto do lançamento de um produto, de uma ação promocional; ou ainda, através do software da 2call, o empresário pode, ao lançar seu negócio, comunicar diretamente aos potenciais clientes da rua, do bairro, da quadra do novo negócio que é implantado naquele bairro. Além disso, vamos lançar uma nova forma de fazer pesquisa através de GPS, onde encurtaremos o tempo de entrega dos resultados, isto é, a coleta de dados será feita em programa específico no GPS e transmitido on line para a central da Doxa. Em agosto estaremos lançando esse produto. Outra novidade é a pesquisa de atendimento em que a cada mês escolheremos os segmentos para fazermos a pesquisa, tendo em vista que é uma das maiores reclamações dos clientes que freqüentam restaurantes, bares, pizzarias, etc. vamos criar um ranking das empresas que melhor atendem os clientes em Belém.

4. Estão falando bastante na publicidade do bluetooth marketing, diga pra gente como a Doxa vai participar com esta nova ferramenta?

R: Bluetooth Marketing é a grande novidade, é a nova maneira de fazer propaganda diretamente ao consumidor final: é o marketing one-to-one em que o empresário pode colocar sua marca, seu produto, seu serviço nas mãos de seus clientes. Através do software 2call e de uma antena com raio de 1000 mts, podemos enviar qualquer tipo de propaganda: vídeo, áudio, peças estáticas aos celulares que possuam Bluetooth. Ressalte-se que dos mais de 175 milhões de celulares existentes no Brasil, 100 milhões têm o dispositivo Bluetooth.

5. Qual sua opinião sobre o futuro da publicidade e a internet?

R: As agências de publicidade vão ter que se modernizar bastante; sair do tradicional, inovar, inclusive, nas propagandas de mídias televisivas, jornais e rádio. A internet e o móbile marketing são os grandes vetores da publicidade que se alavancam em ritmo acelerado. A internet já é o terceiro veiculo com maior investimento publicitário: primeiro TV, segundo jornal e terceiro a internet. O mundo tornou-se “pequeno”, acabou-se a comunicação de massa, hoje, a publicidade é segmentada, é individual; hoje, o empresário pode saber onde se encontra o seu cliente em função das diversas ferramentas de marketing e de pesquisa existentes ao seu alcance; portanto, este empresário tem que saber onde está esse seu cliente e seus potenciais, assim poderá fazer sua comunicação direta para atingir o seu alvo. As agencias de publicidade tem que entender esse novo processo. Muitas ainda ficam amarradas no tradicional, uma vez que ainda é a que dá mais lucro, tendo em vista os preços de anúncios serem muito mais caros. Mas será o empresariado que dará o norte ao seu empreendimento e forçará as agências a tomarem novos rumos.

6. E esta nova onda de redes sociais, onde a publicidade pode entrar de maneira eficiente nessa nova mídia?

R: É um grande potencial de mercado e as empresas estão descobrindo esse potencial. Já estão utilizando essas redes para anunciar seus produtos, suas marcas e seus serviços. Nas redes sociais, os consumidores passaram a usufruir de um espaço para emitirem opiniões e também influenciarem milhares de outras pessoas. As empresas estão utilizando as redes para estreitarem relacionamentos com os clientes, ampliar a comunicação com o mercado, além de divulgar produtos e serviços. No entanto, a presença das empresas nas redes sociais precisa ser feita por profissionais qualificados, através de um planejamento eficiente. Em pesquisa recente sobre Mídias Sociais nas empresas, quase 70% afirmaram que utilizam as redes sociais. Porém, ainda são pouco exploradas como ferramentas estratégicas de relacionamento. As mídias sociais representam um forte canal de comunicação que atinge milhares de pessoas e a um custo muito baixo, comparado as mídias tradicionais. Então, a publicidade tem que ser inteligente para atingir esse público, tornando-se eficiente na fidelização e conquista de novos clientes.

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