1.Nome/ idade: João Maia, 31 anos
2. Formação: Formado em Comunicação Empresarial em Lisboa (ISCEM). MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos na FGV – São Paulo.
3. Profissão: Atualmente Coordenador de Comunicação Interna e Projetos da 2Call.
4. Cidade de origem: Cascais, Lisboa – Portugal
5.Você recomenda que visitem: http://personaldemocracy.com/node/993
http://mobileactive.org/taxonomy/term/791
6. Contato: joao.maia@2call.com.br
1. João, agora os políticos possuem uma nova forma de se comunicar com seu público, que é através do mobile marketing. O que a 2call vem contribuindo para esta nova forma de comunicação? De que maneiras eles podem se comunicar?(por exemplo, que tipo de aplicativos, através de sms, etc)
A comunicação Política já tem á vários anos consciência da importância da comunicação via Mobile. Já no final da década de 90, Tony Blair, então candidato a Primeiro Ministro Inglês, recorreu ao SMS para apelar ao voto. Desde então, com a evolução tecnológica dos celulares a forma de comunicar via Mobile se tornou muito mais dinâmica e mesmo interativa.
No Brasil, a 2Call tem vindo marcar sua posição na Comunicação Mobile, de forma nunca antes vista no Brasil. Além das formas já "tradicionais" de campanha Politica via celular, seja através de SMS, Torpedo de Voz, Pesquisa de intenção de voto por torpedo de voz, a 2Call tem na utilização da tecnologia Bluetooth marcado a diferença e lançado o que pensamos ser as bases da comunicação no futuro.
O politico pode, por exemplo, através do desenvolvimento de um Aplicativo em Java (utilizado na maioria dos celulares no mundo) enviar para o seu eleitor via Mobile (bluetooth) toda a informação relativa a campanha, tal como o seu plano eleitoral. Sem falar nas ações que pode fazer com o envio de Santinhos Políticos, ou mesmo lançar o Mobile site paralelamente ao web site de sua campanha, que vê seus conteúdos e formato adaptados ao de um celular. Além destas e de outras possibilidades, a campanha estará adotando uma forma pró-ambiente de comunicar, e ao mesmo tempo chegar a quem quer de forma não evasiva, pois só acessa a informação quem realmente desejar, o que vai transformar o interesse da população em geral pela politica.
3. Quais benefícios/vantagens que um político pode ter ao se comunicar com o mobile marketing?
O Politico que se comunicar via Mobile estará não digo 1, mas 2 passos á frente da sua concorrência, porque se falarmos em nível nacional, existem 186 milhões de linhas de celular ativas só no Brasil, e tudo aponta para que o mercado continue crescendo. Chegar ao seu eleitor de forma inovadora, pessoal, barata, diferenciada é algo que os políticos da atualidade não podem mais ignorar, e quem não o fizer estará com certeza 2 passos atrás. A política sempre foi diferenciada pela mensagem transmitida, hoje em dia pode diferenciar também pelo meio\canal que utiliza.
4. A 2call desenvolveu aplicativos para administrações públicas? Que idéias são interessantes para quem já governa utilizar o mobile marketing?
Em termos de Aplicativos para a área pública estamos desenvolvendo alguns projetos para as áreas da Saúde, Cultura e Lazer, Educação, Energia e Turismo, entre outras.
Os aplicativos apresentam conteúdos relevantes podendo chegar junto das pessoas por nível de interesse, estando essa informação sempre disponível dentro do seu celular, sem necessidade de recorrer à internet. No caso, quem já governa, pode pensar no Mobile como a forma mais simples de segmentar o público-alvo que deseja alcançar numa determinada ação de comunicação\informação. Exemplo: informação sobre campanhas de vacinação.
5. Obama, além de se utilizar das redes sociais, também fez campanha em mobile. A lei permite os políticos utilizarem todos os recursos para fazer campanha política, do mobile marketing?
Os exemplos de inovação em termos de campanhas politicas normalmente surgem dos Estados Unidos, tendo Obama sido quem melhor explorou esse meio na sua mais recente campanha politica, isto apesar de termos outros casos de sucesso. Podemos afirmar que Obama fez uma campanha global, desde a tradicional, passando pela Mobile e até nas Redes Sociais.
Legalmente, o que se pode fazer num país não quer dizer que possa ser copiado e feito noutro. No caso, as mensagens SMS são consideradas uma violação à privacidade das pessoas, existindo cada vez mais restrições nesse campo. Por isso é que o crescimento do Bluetooth Marketing como meio de comunicação está, e será o meio que mais irá crescer nos próximos 10 anos garantidamente, não só pela inovação que traz, mas também por ser, como já referi um meio não invasivo, pois a pessoa é notificada se deseja receber conteúdo, e é livre de aceitar ou rejeitar.
A ideia passa por premiar as pessoas, de forma a que estas queiram receber conteúdos, e se sintam de alguma forma recompensadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário