quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Info SMW.

Ação da KLM Surprise é um exemplo de Marketing de Relacionamento através de Mídias Sociais.
Por Moara Brasil.

Terça feira, no SMW, achei bem proveitoso os debates que rolaram por lá. Só achei que o twitter radar do evento às vezes atrapalhava a palestra, apesar de ser uma ideia muito boa para uma interação do público com os palestrantes. Mas acho que a galera tem que começar a mandar comentários melhores e perguntas coerentes. A sala estava muito lotada, mas ainda consegui garantir meu lugar para assistir as melhores palestras do dia que foram das meninas da Agência Click Isobar , do Pablo Handl (Hub) e os meninos da JWT.

Depois de muito filosofar sobre o lado humano das mídias sociais, Renata Lemos (Think Tank) e Mayra França (Follow Digital) bateram muito na tecla de que não devemos nos alienar com as mídias sociais e, sim, manter o equilíbrio (Como no velho ensinamento budista). Porém, fica muito difícil para uma geração que nasceu no meio digital encontrar um equilíbrio nisso tudo, já que hoje em dia todo mundo tem twitter ou facebook, e mantém relacionamentos através deles. Principalmente para nós, publicitários, que aprendemos junto com as ferramentas de mídias sociais e temos que ficar On Line praticamente o dia inteiro para aprendermos tudo e um pouco mais de como usar estas ferramentas das mídias sociais para a publicidade.

Outro debate interessante foi sobre a pesquisa feita por Cris Dias, Ken Fujioka e Patrice Lamiral sobre  Mídias Sociais x Mídias Tradicionais, pois eles informaram as estatísticas de temas abordados nesses dois canais, e até que ponto podemos comprovar o poder da influência das mídias sociais numa mídia tradicional. Eles lembraram um famoso assalto que aconteceu em um shopping de São Paulo, sobre a qual a notícia foi postada minutos após no twitter. É importante lembrar que as Mídias Sociais não deixam de ser um reflexo de assuntos das mídias maiores, como televisão, jornal, revistas, e etc. Também discorreram sobre  a confiança na veracidade de conteúdo, perante o público que procura se informar através da internet, pois ainda priorizam grandes portais como Uol, Terra, etc. Como também a respeito dos grandes produtores de conteúdo que estão incorporados a estes portais.

As meninas Juliana Constantino e Rosana Fortes, da agência Click Isobar, também mandaram bem na terça-feira. Elas apresentaram cases interessantes e inovadores em termos de ações , projetos e campanhas de mídias sociais pelo mundo. São boas ideias para agências de publicidade começarem a pensar em ações de marketing de relacionamento, através das mídias sociais. Um vídeo super bacana da Ação de Mídia Social da KLM Surprise, que aconteceu no aeroporto Schipol, em Amsterdam, surpreende os passageiros durante o embarque e desembarque. A equipe dá presentes personalizados a partir das informações postadas nas redes sociais dos passageiros. É uma ação que mostra o poder das redes sociais, onde todo mundo vê. Veja você também o vídeo:





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