quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Realidade aumentada e tablets na escola

Matéria do Portal do Senai.

Educação Profissional

Os alunos do Senai de Santa Catarina terão a disposição neste ano o recurso de realidade aumentada para auxiliar na compreensão dos conteúdos. A tecnologia, aplicada ao universo educacional por profissionais da organização, mistura imagens reais com digitais e permite que os usuários visualizem e interajam com objetos tridimensionais, usando computador com webcam e código de ativação (QR code).

O princípio do sistema é o reconhecimento de uma imagem na folha de papel, feito por meio da webcam. A imagem captada é exibida na tela do computador, juntamente com um objeto desenvolvido em 3D, com o diferencial da interação.

No recurso desenvolvido pelo Senai, por exemplo, é possível conhecer as diferentes partes do CPU de um computador, retirando ou colocando peças. Outro modelo simula o funcionamento de um motor, com a possibilidade de abri-lo e observá-lo por dentro com apenas alguns cliques.

O recurso didático foi desenvolvido para ser usado tanto nas aulas, auxiliando as explicações dos docentes, quanto pelos alunos, que podem revisar conteúdos com maior grau de compreensão. Serve também para ilustrar o que o olho humano não vê: no caso do motor, uma animação mostra a resultante da corrente elétrica.

Desenvolvido na unidade do Senai de Tubarão, o recurso de realidade aumentada será apresentado para coordenadores de cursos e docentes da organização durante o ano. Eles serão sensibilizados sobre as possibilidades da tecnologia e orientados quanto ao uso. O projeto de desenvolvimento do produto foi financiado pelo Edital Pró-Pesquisa 2009/2010.

Tablets
Outra novidade tecnológica para este ano é o uso de tablets (como iPad e Kindle) nas aulas do Senai. Projeto-piloto realizado com uma turma da cidade de Tubarão emprega os equipamentos para facilitar o uso da realidade aumentada e virtualizar recursos educacionais (como apostilas adaptadas ao equipamento).

A proposta foi uma das cinco selecionadas no final de 2010, pelo 1º Edital de Inovação com Tecnologias Educacionais Baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação(TICs), ação do Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais (Pite), do Senai Nacional.

O ano letivo também começa com mais novidade para os alunos dos cursos de aprendizagem industrial. A partir de 2011, todos eles receberão apostilas com os conteúdos de seis disciplinas transversais comuns aos cursos – Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Fundamentos da Comunicação Oral e Escrita; Fundamentos da Matemática; Informática Básica; Organização e Preparação para o Trabalho; e Saúde e Segurança do Trabalho. São cerca de 10 mil exemplares impressos em cores, com cerca de 400 páginas, e que vão padronizar o material didático adotado nos cursos da organização em Santa Catarina.

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