sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulheres geram mais conteúdo na internet, diz Pesquisa.

Interessante pesquisa feita pela ECmetrics (Social Media Solutions), publicada em fevereiro de 2011, apresenta em números o perfil do brasileiro nas mídias sociais. A internet facilita a disseminação da opinião dos consumidores sobre produtos, que pode ser positiva ou negativa. 

Muitos empresários ainda não se deram conta deste poder da internet no consumo do brasileiro. Por exemplo, a pesquisa detectou que mulheres e homens acima de 45 anos são os que mais consomem na internet, e que as mulheres são as que mais acessam e geram conteúdo. Isso é de extrema importância para um planejador de Ações de Mídias Sociais, pois ele saberá como se comunicar com esse público de acordo com o segmento do cliente. Tecnologia e eletrônicos de casa são um dos temas mais acessados pelos internautas, o que também favorece o mercado desse segmento.

A pesquisa teve como objetivo saber "quais áreas do mercado os consumidores estão mais propensos a criar, disseminar e procurar mídia social?", "De que forma os consumidores recorrem a internet para auxiliar na tomada de decisão de compra?", "Como as ferramentas da web 2.0 (blogs, fórum, redes sociais, etc.) são usadas pelos consumidores?, "Quem são os consumidores que criam conteúdo, criticam, disseminam e se conectam com outras pessoas?" e por último, "Quem são os consumidores online, aqueles que costumam colaborar com as empresas na geração de novas ideias?".

A pesquisa teve uma amostra de 2440 pessoas entrevistadas em janeiro de 2011. Com uma margem de erro máxima de 2% a um nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas de forma online com a utilização de questionário padronizado e estruturado com acesso via internet. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente segundo as principais características demográficas do universo de internautas brasileiros, o que garantiu uma exata representatividade amostral.

Temas mais acessados- Atendimento

Tecnologia e eletrônicos de casa (tv, home theater, pcs), Tecnologia portátil e móvel (iPods, laptops, iPads, câmera digital, etc.), cds e dvds de música, filmes, livros, comida, cinema e teatro, eletrodomésticos, viagens e telecomunicações mobile lideram com mais de 87% de preferência entre os entrevistados, seguindo esta ordem. Concluindo-se que o consumo faz parte dos temas também procurados na internet, o que pode ser um ponto positivo para tais segmentos no mercado, levando em consideração a área de atendimento da empresa.

Mídia Social publicada na internet

Quanto aos assuntos publicados na internet, verificou-se que ainda poucos compartilham (5%) e geram conteúdo (15%), porém, a maioria pesquisa assuntos na internet (60%). 




Perfil de comportamento em mídias sociais "Mulheres geram mais conteúdo"

Quem mais produz conteúdo na rede são as mulheres de 14-18 anos, além de ser as que mais criticam e comentam, de todas as classes.
Os homens apenas coletam informação de acordo com às suas necessidades, que é composta por 18-34 anos, de todas as classes.
Os que mais gostam de participar de ações em redes sociais, os joiners, são também homens de 18-34 anos, mas tudo proveniente das classes CDE.
Os consumidores online são, na maioria, homens e mulheres com 45 anos ou mais, membros da classe A. 


Acessar notícias

Os internautas tem preferência de pesquisar conteúdo e se relacionar na rede com notícias sobre Esporte (37%), medicamentos/suplementos (33%), móveis e decoração (27%), energia e meio ambiente (27%), produtos de luxo (26%). 


Aprender Conteúdo novo


Os internautas preferem se relacionar quando querem aprender conteúdo novo nos temas Software(29%), Livros (26%), Energia e meio ambiente (26%), Finanças Pessoais (26%), tecnologia portátil e móvel (25%), Restaurantes (26%), Cinema e Teatro (20%), Comida (19%), Galeria e Museus (18%) e produtos de luxo (18%).

Compartilhar Experiências


"Sites ligados às seguintes áreas levarão
vantagem na hora de desenvolverem
ações ligadas ao “compartilhamento de
EXPERIÊNCIAS” na internet, tais como
relatos e comentários."

Sites que dão dicas de viagens (18%), passeios, turismo, sairão na frente como uma das preferências de compartilhamento de experiência dos internautas. Outros temas que eles gostam de compartilhar são restaurantes, comida, livros, galerias e museus, eletrodomésticos, tecnologia e eletrônicos de casa, cosméticos produtos de beleza e higiene,tecnologia portátil e móvel e bebidas alcoólicas.

O que os internautas costumam fazer na internet


  • > 81% usa a Internet para pesquisar preços;
  • > 74% pesquisa por imagens, modelos e opções de itens ou produtos;
  • > 68% pesquisa características como desempenho e tamanho de produtos;
  • > 67% pesquisa onde é possível comprar o que desejam;
  • > 64% pesquisa lançamentos.

  • Pensaria duas vezes, mas não recusaria

  • Também perguntou-se na pesquisa sobre o que os entrevistados fariam caso pudessem participar de Ações de Social
  • Media. Seguindo esta ordem, eles publicariam fotos usando o produto ou serviço (28%), criariam um perfil pessoal em
  • comunidades virtuais dedicadas exclusivamente ao debate sobre produtos ou serviços, pediriam conselhos para os
  • internautas, fariam parte da rede social do fabricante da marca (twitter ou facebook), postariam ou publicariam
  • comentários próprios sobre suas experiências no uso do produto ou serviço.
    Para ler a pesquisa clique aqui.




















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