terça-feira, 20 de julho de 2010

6 mandamentos para não errar nas redes sociais

Em matéria publicada  no site Info Abril,  Emerson Calegatti (gerente geral do MySpace no Brasil) fez uma palestra em 2009 sobre como usar as redes sociais segundo o presidente dos Eua, Barack Obama.
Como este ano é eleitoral, nada melhor do que investir nessas mídias sociais para utiliza-las ao seu favor. Obama é um exemplo de político que melhor usou as mídias sociais existentes. Se o Brasil é um dos países que mais está conectado na Web, é claro que os brasileiros vão estar dentro das redes sociais. O Brasileiro já é famoso por ser social por natureza, a internet só vem comprovar esta característica.

Relembrando os 6 mandamentos que ele citou para as empresas usarem as mídias sociais:

"1- Saberás qual é sua reputação na web
Calegaretti diz que a empresa precisa tentar entender qual é a percepção do público da sua marca, antes de começar qualquer ação na internet. Segundo ele, a repercussão dos insatisfeitos é maior que a dos satisfeitos e esse efeito é ainda maior na web. “Obama explorou a insatisfação dos americanos com Bush e usou a internet para captar esse sentimento”, diz.
2- Farás planos diferentes, pois cada rede é distinta
O diretor do MySpace Brasil recomenda que as empresas não criem uma mesma ação para diferentes redes sociais. “É trabalhoso, mas é preciso entender o que é mais interessante para cada rede”, diz. Mais uma vez, ele cita Obama como exemplo: “No Flickr, ele mostrou fotos do dia a dia, no Twitter, falava de ações imediatas, no LinkedIn, mostrava que era um profissional respeitado e preparado para o cargo que pretendia assumir”, diz.
3- Ouvirás e não apenas falarás
A internet não é como a TV, que manda uma mensagem para milhões de pessoas, mas não escuta o que elas falam, segundo Calegaretti. “É preciso aprender a ouvir o feedback das pessoas, usar a sabedoria das multidões”, diz.
4- Engajarás as pessoas em torno de ti
As campanhas nas redes sociais não precisam necessariamente falar sobre o produto em si, mas principalmente envolver os internautas em alguma ação. Calegaretti cita os casos de empresas que criaram hotsites no MySpace, como a Nokia (Myspace.com/xpressmusic).
5- Medirás os resultados
O Returno of Engagement (ROE) é fundamental, diz Calegaretti. “Há empresas que dizem que não conseguem mensurar as ações nas redes sociais, mas há diversos indicadores para verificar se uma ação é bem sucedida, como a quantidade de amigos e seguidores, número de comentários.”
6- Permanecerás de maneira contínua
Quando Obama foi eleito, ele pegou a base de informações e seguidores e transportou para o site Change.gov. “Depois da eleição, ele continuou a conversa com a população. No site da Casa Branca, ele já gravou um vídeo com respostas às perguntas enviadas pelos cidadãos”, diz Calegaretti. Segundo o diretor geral do MySpace Brasil, não se deve abandonar as pessoas que você conquistou em uma ação feita na internet. " (fonte Info)


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