Como este ano é eleitoral, nada melhor do que investir nessas mídias sociais para utiliza-las ao seu favor. Obama é um exemplo de político que melhor usou as mídias sociais existentes. Se o Brasil é um dos países que mais está conectado na Web, é claro que os brasileiros vão estar dentro das redes sociais. O Brasileiro já é famoso por ser social por natureza, a internet só vem comprovar esta característica.
Relembrando os 6 mandamentos que ele citou para as empresas usarem as mídias sociais:
"1- Saberás qual é sua reputação na web
Calegaretti diz que a empresa precisa tentar entender qual é a percepção do público da sua marca, antes de começar qualquer ação na internet. Segundo ele, a repercussão dos insatisfeitos é maior que a dos satisfeitos e esse efeito é ainda maior na web. “Obama explorou a insatisfação dos americanos com Bush e usou a internet para captar esse sentimento”, diz.
2- Farás planos diferentes, pois cada rede é distinta
O diretor do MySpace Brasil recomenda que as empresas não criem uma mesma ação para diferentes redes sociais. “É trabalhoso, mas é preciso entender o que é mais interessante para cada rede”, diz. Mais uma vez, ele cita Obama como exemplo: “No Flickr, ele mostrou fotos do dia a dia, no Twitter, falava de ações imediatas, no LinkedIn, mostrava que era um profissional respeitado e preparado para o cargo que pretendia assumir”, diz.
3- Ouvirás e não apenas falarás
A internet não é como a TV, que manda uma mensagem para milhões de pessoas, mas não escuta o que elas falam, segundo Calegaretti. “É preciso aprender a ouvir o feedback das pessoas, usar a sabedoria das multidões”, diz.
4- Engajarás as pessoas em torno de ti
As campanhas nas redes sociais não precisam necessariamente falar sobre o produto em si, mas principalmente envolver os internautas em alguma ação. Calegaretti cita os casos de empresas que criaram hotsites no MySpace, como a Nokia (Myspace.com/xpressmusic).
5- Medirás os resultados
O Returno of Engagement (ROE) é fundamental, diz Calegaretti. “Há empresas que dizem que não conseguem mensurar as ações nas redes sociais, mas há diversos indicadores para verificar se uma ação é bem sucedida, como a quantidade de amigos e seguidores, número de comentários.”
6- Permanecerás de maneira contínua
Quando Obama foi eleito, ele pegou a base de informações e seguidores e transportou para o site Change.gov. “Depois da eleição, ele continuou a conversa com a população. No site da Casa Branca, ele já gravou um vídeo com respostas às perguntas enviadas pelos cidadãos”, diz Calegaretti. Segundo o diretor geral do MySpace Brasil, não se deve abandonar as pessoas que você conquistou em uma ação feita na internet. " (fonte Info)
Nenhum comentário:
Postar um comentário