terça-feira, 20 de julho de 2010

O por quê do Voto

O POR QUÊ DO VOTO I

Em recente estudo desenvolvido pela Doxa em Belém(Pa) e Macapá (AP) procurou-se identificar o porquê do voto. Partindo de uma análise de discurso a partir das falas dos eleitores que foram entrevistados, agregamos à palavra VOTO o sentimento das pessoas: Voto significando cidadania, melhorias, esperança, competência, cidadão brasileiro (orgulho), direito de escolha, prazer, expectativa, estar fazendo a coisa certa, trabalho, futuro, participação.

O POR QUÊ DO VOTO II

Importante do estudo são as falas espontâneas e verdadeiras com que os eleitores falam sobre o voto: “Voto porque tenho a esperança em alguém que vai melhorar”, “voto pra melhorar a situação”, “voto pra querer cada vez mais alguém competente pra administrar a cidade”, “voto é um prazer: chega naquele dia veste a melhor roupa e vai lá votar!”, “voto naquilo que pode trazer algum futuro pro meu município, pro meu Estado e pro meu país”, “voto porque é uma forma de esperança”, “voto para dar minha participação na decisão dos governantes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário