quarta-feira, 21 de julho de 2010

VOTO EM GOVERNADOR X VOTO EM DEPUTADO FEDERAL

Ainda pelo estudo da Doxa na busca de entender o voto do eleitor, observou-se que há diferenças nítidas nos motivos que levam o eleitor a votar num candidato a governador e num candidato a deputado federal. O governador está próximo, é mais prático, convive-se com ele, só executa, está mais ligado às questões locais; o deputado está mais distante, tem o poder de representação fora do Estado, está lá em Brasília, é encarregado de trazer recursos para o Estado executar os serviços e obras. As falas dos entrevistados são bem claras: “Governador é mais prático pelo poder de mudança; deputado tem que ser mais avaliado porque é um poder de representação que se tem fora do Estado”, “o governador está mais ligado às questões locais, precisa avaliar a proposta dele para o Estado; o deputado se vê um pouco longe!”

2 comentários:

  1. E o caso do deputado estadual o q vcs dizem? pois o mesmo n tem representação fora do Estado. Em algumas regiões como a Trasamazonica, a presença do governo do Estado é quase inperceptivel. Embora o deputado estadual tenha representação dentro do territorial estadual muitas das vezes ele passa a se ausentar de sua base eleitoral....

    ResponderExcluir
  2. O dep. estadual não tem uma representação fora do Estado; no entanto, ele tem uma representação regionalizada. Quando ele sai, é eleito vai pra capital, isto é, "sai" de sua base eleitoral. Fica, mesmo assim, distante. E muitas das vezes, esse deputado não dá a atenção devida àquela base que o elegeu. Vários são os exemplos de deputados que se ausentaram e quando quiseram a reeleição foram rechaçados pelo eleitorado.

    ResponderExcluir