terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mobile Marketing no Pará já é uma realidade

Afinal, que onda é essa?

Por Moara Brasil

Você sabia que agora é possível sua marca aparecer pulando na telinha daquele aparelho móvel que quase todo mundo carrega no seu dia-a-dia, o celular? Esta ação é conhecida como Mobile Marketing, a mais nova tendência mundial da publicidade. Os anunciantes têm se interessado bastante por este novo meio de se comunicar com seu público alvo, afinal, o número de celulares tem aumentado consideravelmente no planeta.
Tal crescimento é notório quando percebemos o investimento que está sendo feito neste novo meio, conforme pesquisas, em torno de US$ 530.2 milhões foram investidos mundialmente, no ano de 2008, em mobile advertising.
De acordo com os dados da Teleco e MMAAssociação de Mobile Marketing, atuante em nível global -, respectivamente, existem no Brasil 185,1 milhões de celulares ativos e um investimento menor que 4% no segmento. É bem perceptível a vantagem que o empresariado pode ter investindo em propaganda em celulares, pois gera interatividade e tem fácil viralização do conteúdo.
É neste sentido que os publicitários devem entender esta tendência de mercado e saber lidar com as dúvidas que surgem sobre suas aplicações, pois ainda é uma novidade.
O que gera grande dúvida entre os anunciantes é que muitos ainda acham que o mobile marketing é uma mídia invasiva, mas esse “achismo” é um equívoco. Numa simples ação de Bluetooth marketing, podemos comprovar que esta mídia na verdade é permissiva, quando aparece no visor do celular a seguinte mensagem: “[Nome da empresa] quer compartilhar com você [nome do arquivo]. Deseja aceitar?”
Isso tudo é chamado de “opt-in”, quando o usuário confirma o aceite, recebe o conteúdo da marca interessada e ainda pode armazenar no seu aparelho para compartilhar com outras pessoas, através do próprio Bluetooth. Sentiu a diferença?
No Pará, o Mobile Marketing já é uma realidade. A empresa Doxa Pesquisa e Comunicação, franqueada a 2Call Mobile Marketing de São Paulo, já realiza este serviço com a mesma qualidade que é feita na grande metrópole do país.
A Doxa/2Call oferece os serviços de Bluetooth marketing, torpedo de voz, SMS, pesquisa rápida. Como funciona tudo isso?
O Bluetooth é uma tecnologia de dados via ondas de rádio, que está embutido em mouses, teclados, notebooks e principalmente em celulares. Ele permite o envio de conteúdo (arquivos multimídia) para os celulares dos indivíduos, sem custos de veiculação. Ou seja, a marca pode enviar desde um vídeo institucional até um Wallpaper para qualquer aparelho que possa ler essa informação.
O Bluetooth fixo é instalado em uma zona, que dependendo do tipo de equipamento tem um raio de distância para ser atingido, ele faz o disparo para os celulares. Os usuários observam a permissão e com o aceite recebem o conteúdo interativo da marca.
Um universo bem grande de segmentos pode utilizar-se deste meio para se comunicar, como: cinemas, shopping centers; bares, clubes, etc.
Quem investe em Bluetooth tem uma resposta quase imediata, com um retorno do investimento em curto prazo, pois mais de 85% dos clientes aceitam receber mensagens com benefícios e qualidade. A marca consegue aumentar as vendas e atingir um público segmentado. Além do que tem maior visibilidade, com uma mídia que agrega tecnologia de ponta.
Uma outra forma de fazer Bluetooth é o móvel. Promotores com uniforme circulam uma certa região, e utilizam um equipamento pequeno capacidade de atingir uma distância definida pelo tipo de aparelho. Eles acionam o sistema, enviando a todos os celulares das pessoas que estiverem na zona e auxiliam os usuários na utilização do Bluetooth para receberem o conteúdo do cliente. Veja como funciona:
Imagem de Renata Caraih
Também existe o serviço de torpedo de voz.  Parceiros e clientes podem se interagir com mensagens de voz personalizada, para celulares e telefones fixos de forma rápida, independente da operadora.
Inúmeras mensagens podem ser criadas, como pesquisa por torpedo de voz, agradecimentos e promoções, e principalmente integração de perguntas e respostas através do teclado do telefone (quizz, questionários ou pesquisas). E o melhor de tudo, através do sistema da Doxa/2call pode-se tabular todo o relatório da pesquisa em tempo real. É a grande novidade para o mercado paraense.
Um dos benefícios para o cliente é que o sistema de gerenciamento é via web, além do que a possibilidade de envio é múltipla por dia.
O usuário interage digitando números para responder as perguntas, pesquisas e avaliações de empresas. O empresário tem muitas vantagens, mas podemos ressaltar que a interatividade com o target e a rápida mensuração dos resultados geram um feedback instantâneo para a marca.
A empresa que investe uma parcela de seu budget para a midia Mobile sairá com certeza à frente de muitos no mercado. Pois estará acertando um dos objetos mais pessoais que o homem carrega diariamente na sociedade contemporânea.
Lembrando que para conquistá-lo, não basta apenas fazer a propaganda no celular. É necessário, para que se tenha o sucesso esperado do “aceite”, fazer uma ação com promoção e benefícios atrativos ao usuários do mobile. Com outras ações de marketing direto que comuniquem os privilégios da pessoa aceitar a mensagem.

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