quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Orkut já tá bem last century...

Confira as impressões da redatora publicitária Carolina Barata, paraense, de 27 anos, que conversou com a gente sobre redes sociais, o papel delas no universo virtual, o fortalecimento das relações sociais na internet e um pouco mais.






1. Nome: Carolina Barata
2. Profissão: Redatora Publicitária
3. Idade: 27
4. Um sonho: Ah, senta que vou desenrolar a lista...
5. O que eu recomendo: O blog http://justwrappedupinbooks.wordpress.com/
6. Redes sociais: Já tive fotolog, blog, orkut, twitter e devo ter umas redes sociais por aí que não desativei, mas hoje só o facebook e flickr mesmo.


1)  Olá Carol, você deve ser de uma geração que acompanhou o início das redes sociais na internet. Lembra das primeiras salas de bate papo, do Mirc, que contagiava os adolescentes, movimentava grupos com gostos afins? O surgimento do ICQ, Skype, fotolog, blog, o MSN. Atualmente várias redes sociais fazem parte do dia a dia de quem navega na internet (Orkut, twitter, facebook, My Space, Flickr). Como você acha que as redes sociais podem ser importantes para a sociedade?

Basicamente, pra espalhar. Para divulgação seja pessoal, profissional ou até mesmo de produtos e serviços. Eu já fiz amigos por Orkut e pelo twitter, quando fazia parte dessas redes. Conheci músicas legais, fotógrafos interessantes, baixei filmes porque indicaram links e cheguei a sites, blogs e tumblrs interessantes porque alguém que eu conhecia foi lá e “jogou” a dica. De alguma forma, o povo se aglutina ou se dissipa pelos seus interesses ou pela falta deles.

2)  Cada rede social exerce um papel diferente no universo virtual? Elas têm maneiras diferentes de se comunicar? Por exemplo, você acha que o orkut é diferente do facebook?

Acho que isso tá ficando cada dia mais claro. O Orkut já tá bem last century. A impressão é que já não tem nenhuma utilidade e poucas são as pessoas que realmente ficam atentas a ele. O Orkut ficou no universo “miguxo” das redes sociais, num lugar onde é legal escrever errado, as letras são coloridas e a cada julho os álbuns de foto com nome “Ah, o verão” se multiplicam.
O Facebook me parece bem mais interessante e em relação ao Orkut, ele parece ter um propósito, sabe? A gente indica sites, convida os contatos para eventos, tem as besteiras também, que são legais. O nível no “face” é outro, sem comparação. É bem melhor.

3)  Você acredita que as redações publicitárias feitas  nas mídias digitais e nas mídias tradicionais devem ser distintas? Ou é tudo igual?

Sim, devem e tem que ser diferentes. Nas mídias digitais tudo é mais objetivo e dinâmico.


4)  Na sua opinião, qual rede social está em ascensão no Brasil? 

O Twitter e o Facebook.

5)  "Você não pode telefonar pessoalmente ou visitar todos os seus amigos com frequência, mas você pode incluí-los regularmente em seus e-mails.” Uma pesquisa da Pew Internet de 2006, feita nos Eua, concluiu que a internet fortalece as relações sociais, o que você acha disso?

É um fortalecimento virtual, né? Você pode ficar sempre em contato com aquele amigo que mora longe e receber fotos da família dele e vídeos natalinos ou do primeiro passo do filho dele. Em compensação, você mantém essa mesma relação com amigos que moram no mesmo bairro ou na mesma cidade que você, então, não sei até que ponto esse fortalecimento é válido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário