terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Doxa no SMW

Por Moara Brasil
Publicitária

Fui prestigiar o SMW na FAAP, para representar a Doxa. A Faculdade fica num bairro charmoso de São Paulo, Higienópolis.

Dia muito quente e seco, é claro que uma chuvinha já era esperada e uma dor de cabeça também. Mas nada que impedisse de eu estar por lá.

Assim que cheguei fiquei rodeando a FAAP até achar o local do evento, enfrentei numa pequena fila para me cadastrar e a primeira coisa que fizeram não foi perguntar o meu nome, mas sim, "Qual o seu twitter?". Por um momento fiquei até confusa, mas respondi "@moarabrasil, senhora!". "E o seu nome é esse mesmo?". É claro que meu nome é esse mesmo.

Ganhei meu crachá e corri para ver se ainda pegava a primeira palestra, porém...cai direto numa salinha escura, cheia de pessoas conectadas com seus netbooks e um telão. Ops..errei de local!

Então fui para os corredores e fiquei olhando, meio tímida, os stands de realidade aumentada e de aplicativos interessantes, mas não experimentei. Amanhã prometo saber o que tem por ali.

Tentei ver o finalzinho do debate "Empowerd or Not?", que foi a abertura com Caio Túlio (MVLcom), Fabio Kadow (Jogo de Negócios) e Bruno Natal e Tiago Lins (Queremos) e logo percebi que existe um grande incômodo e toda uma filosofia a cerca do poder dos internautas com esta nova ferramenta: as mídias sociais.

Não muito diferente foi o debate sobre "O Social nas Mídias Sociais", pois lembrei um pouco das minhas aulas de filosofia em que os "seres pensantes" tentam explicar fenômenos sociais em transição.

Mas quem rendeu boas risadas e reflexões foi o argentino Jorge Carvallo Picho (Reunamos.com), com bastante simpatia e poder da oratória soube cativar o público com conceitos pertinentes da comunicação social no mundo.


E pra finalizar a minha tarde no SMW, o debate "A Trend- Topicalização da Internet" foi bastante proveitoso para quem queria saber um pouco da participação dos publicitários nisso tudo. Afinal o desejo de muitas marcas atualmente é ficar no topo das Trending-Topics. Rogério Bonfim da Virtualnet, Pedro Ivo da Riot, Marcos Gomes da boo-box e a boa moderação de Gustavo Jreige do Pólvora!.

Aprendizado.  

A internet nada mais é do que outra forma dos seres humanos se comunicarem com toda a liberdade de expressão que nenhuma outra época teve. Atualmente não existem leis que realmente "moderem" as opiniões do mundo todo sobre assuntos diversos e polêmicos. Por ser um tema tão complexo, muitas Empresas não se deram conta de que se ela vai mal no "mundo de verdade", é claro que no "mundo virtual" ela não será diferente. Um caso famoso atualmente é da Brastemp, com o protesto de um consumidor insatisfeito Oswaldo Borrelli.

O público tem uma máquina muito forte nas mãos, onde ele pode influenciar milhões de pessoas e mudar atitudes. É isso que assusta, mas que também é revolucionário. Como disse o argentino Jorge Picho "Estamos na segunda fase da Revolução Francesa", o povo tem poder quando usa as mídias sociais, é uma democracia para todos.

Hoje o twitter tem a ferramenta Trending- Topics, desejo de muitas marcas. Porém, uma faca de dois gumes. Assim como a sua marca pode ficar no topo de ótimos comentários, também pode repercutir negativamente. Então prepare-se! Pois você tem que está preparado para críticas, positivas e negativas. Acredito que a melhor forma é participar, interagir com este público, e esperar sempre o melhor momento para interagir com este público que tem um poder de persuasão muito forte. É, ninguém disse que ia ser fácil viver neste universo digital...

Hoje tem mais Social Media Week, dessa vez farei algumas fotos das exposições digitais interativas. Até mais!

Programação Completa.





Um comentário:

  1. Pessoal o evento SMW é um misto de curiosodade, esclareciemento, uma explosão de opiniões. Onde demonstra claramente o poder de influência, mobilização, baseado nas opiniões dos usuários sobre qualquer tema relevante e tudo isso é possível através dessa nova ferramenta de comunicação que são as redes sociais.
    Parabéns a Doxa que está sempre antenada na area de comunicação e tecnologia!

    ResponderExcluir